Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis

Breve Histórico

Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, fundada no dia 04 de fevereiro de 2000 pelos padres Cavanis, no bairro Laranjeiras cidade de Uberlândia, é uma Sub Sede da Associação Antônio e Marcos Cavanis que está presente do Brasil a 50 anos, tendo como missão: Acolher, Proteger, Educar e Promover. Presta um serviço sócio assistencial as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A instituição presta atendimento para 150(Cento e cinquenta) crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 (seis) a 15 (anos) e 11(meses) , de ambos os sexos, com funcionamento integral, acolhendo os usuários das 7h às 17 horas, com duas horas de almoço da equipe.

A forma de acesso à entidade se dá através de procura espontânea, busca ativa ou encaminhamento da rede de proteção à criança e adolescente do município.

A entidade desenvolverá suas atividades a partir da metodologia  do plano de trabalho plano a partir da organização do SCFV em eixos estruturantes, subeixos, temas transversais e oficinas diversas, os quais permitem o planejamento e a oferta das atividades que contemplem formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade em conformidade com os objetivos do serviço, e consequentemente  os usuários alcancem as aquisições previstas na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Contamos também com suporte do voluntariado.

Em 2014 foi estabelecido uma parceria com o Instituto Coca Cola Brasil para implementação do Coletivo Jovem, onde atendemos por Ciclo 120 jovens na faixa etária a partir 16 anos onde se aplica trilhas de capacitação preparando os jovens para o mercado de trabalho desenvolvendo o empreendedorismo social e pessoal. Por ano são atendidos aproximadamente 480 Jovens.

Em 2017 fomos contemplado com Projeto Escola da Inteligência promovida pelo Instituto Hortense, “ um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil”. E no respectivo ano de 2020, foi renovado a parceria, para dar continuidade ao projeto.

E para complementação das nossas atividades, contamos com os trabalhos voluntários em diversas áreas como: Educação Física, Culinária e Frânces e dentre outras afins que poderão surgir ao longo do ano durante as  atividades executadas na instituição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
  • Assegurar espaços onde sejam respeitados como sujeitos, através do convívio grupal, comunitário e social, através da garantia de espaços participativos;
  • Possibilitar o desenvolvimento integral de suas potencialidades e habilidades no universo informacional, artístico e cultural propiciando sua formação cidadã;
  • Estimular a participação da vida pública e social;
  • Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do usuário no sistema educacional;
  • Estimular a participação na vida pública e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
  • Propiciar vivências que estimulem o desenvolvimento de sua autonomia e protagonismo social;

Desenvolver o trabalho cooperativo junto ao diálogo para a resolução de conflitos.

PÚBLICO ALVO/BENEFICIÁRIOS:

Crianças de 06 a 11 anos:

Adolescentes de 12 a 15 anos e 11 meses

SCFV: capacidade de 150 atendidos.

Coletivo Jovem Instituto Coca Cola Brasil: 120 por ciclo

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Oficinas

Além das oficinas citadas aplicamos a temática do SCFV seguindo os eixos e subeixos!

Assista um Vídeo sobre a Casa Cristina Cavanis Uberlândia-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.