Quando desmontar o presépio e a árvore de natal?

É um costume, no período do Advento, quando os cristãos se preparam para o Natal do Senhor, além do presépio que tem origem com São Francisco de Assis, montar também a Árvore de Natal. Contudo, acompanhada a essa antiga tradição vem também uma dúvida: “Quando devo desmontar a minha árvore de Natal?”. Muitos podem pensar que com a passagem do Natal, devem fazer a desmontagem da sua árvore; outros ainda pensam que até a próxima solenidade celebrada na Igreja. Porém, neste artigo, vamos entender o real motivo para que a Árvore de Natal seja desmontada.

 

O período do Natal:

Na Igreja Católica, quando a festividade é de suma importância, costuma ser chamada de Solenidade. E algumas dessas solenidades são tão importantes para nós católicos, que a Igreja propõe um tempo que antecede esta festa em preparação para que possamos vivê-la melhor. A exemplo disso, temos o tempo quaresmal, em que nos preparamos para a Páscoa. E para o Natal do Senhor, temos o tempo do Advento, que é marcado por quatro semanas que antecedem o Natal.

No início do período do Advento, a tradição costuma montar Árvores de Natal, presépios e enfeitar suas casas e locais com enfeites natalinos. Tudo isso para fazer alusão à alegria que será celebrada com o nascimento do Menino Jesus. Então, no primeiro domingo do Advento, são montadas as Árvores de Natal e o presépio. A montagem da Árvore de Natal, e também do presépio e dos demais enfeites, como as guirlandas e luzinhas pisca-pisca costumam envolver toda a família, pois é um momento familiar, em que os pais envolvem as crianças e assim a tradição se estende por gerações. É importante entendermos que o tempo do Natal se estende até a Festa do Batismo do Senhor.

O sentido da Árvore de Natal:

Podemos pensar: “Por que o Pinheiro é a árvore que representa a Árvore de Natal?” Você já parou pra pensar nisso? O Pinheiro é usado porque essa árvore representa a vida e, mais ainda, ela é uma árvore forte, que se mantém verde até mesmo durante os invernos rigorosos, em que o frio é intenso. Já a maioria das outras árvores, no frio perdem suas folhas e mudam de cor, mas o pinheiro não, ele se mantém imponente. Aqui no Brasil, a tradição de montar Árvores de Natal teve início apenas no século XX.

Contudo, a tradição de enfeitar árvores é bem mais antiga e faz relação ao solstício de inverno, que é quando findava a estação de inverno e o sol surgia para garantir o crescimento das árvores. Foi aproximadamente em 1500 que os cristãos começaram o costume de montar suas Árvores de Natal.

 

Quando desmontar a minha Árvore de Natal?

Como apresentei anteriormente, o período natalino se encerra com a Festa do Batismo do Senhor, essa data é importante para entendermos o momento exato de desmontar a Árvore de Natal e retirar os enfeites, juntamente com o presépio. A Festa do Batismo do Senhor é uma data móvel, não tem dia fixo, mas é celebrada todo dia 05 de janeiro, podendo cair em qualquer dia da semana. No dia seguinte a essa data, celebra-se o dia dos Reis Magos, ou seja, dia 06 de janeiro.

O frei Faustino Paludo faz uma afirmação bem esclarecedora: “A festa dos Reis é a última grande festa do ciclo de Natal. Depois da Festa do Batismo de Jesus e festa dos Reis, inicia-se um novo tempo litúrgico. A primeira parte do tempo comum que se estende até a terça-feira de carnaval”. É com o término do ciclo do Natal que podemos desmontar as Árvores de Natal, assim como todos os demais enfeites e o presépio. Com isso, no dia 06 de janeiro, já pode acontecer esse desmonte.

Então, fica entendido que, com o encerramento do tempo natalino, deve-se desmontar as árvores e todos os enfeites. Não devendo acontecer o desmonte antes do dia 06 de janeiro, que é a data dos Reis Magos, pois seria equivocado retirar esses sinais antes do encerramento do período do Natal.

🏠 Permaneçam em vossas casas, só saiam se necessário. Acompanhem conosco através de nossas lives da Amigos da Guadalupe em nossos canais:
Inscreva no nosso canal no ✨YouTube e ative o sininho: https://youtube.com/amigosdaguadalupe
✨ Facebook: https://facebook.com/amigosdaguadalupe
✨ Instagram: https://instagram.com/amigosdaguadalupe
💻 www.amigosdaguadalupe.com.br
#amigosdaguadalupe #uberlandia #espacocavanis #padreantonio #padremarcoscavanis #cavanis #desmontararvoredenatal #arvoredenatal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.