Comunidade São Francisco e Santa Clara

saofranciscoesantaclara

Comunidade São Francisco e Santa Clara
Festa dos padroeiros: 04 de outubro e 11 de agosto

A Comunidade São Francisco e Santa Clara, teve início no ano de 1994 com a reza do terço nas casas. Seis meses depois já existia a Comunidade e as celebrações eram feitas em uma casa cedida (biombo) na Rua Congresso. Um ano se passou, a Comunidade cresceu e o espaço ficou pequeno pra tantos fiéis. Foi então alugado um embrião (casa) na Rua Tribuna, 33 (hoje, salão da Comunidade). Foi comprado o ágio e a Comunidade,  com festas, promoções e dízimos continuou a pagar as prestações com o projeto de construir uma igreja. Como as  missas eram  somente uma vez por mês um ministro da eucaristia se ofereceu para celebrar aos domingos. Neste período tivemos como párocos o Pe. Genésio e Pe. Olesil .

No ano de 1998, com a chegada do Pe Edoardo, formou-se o Conselho da comunidade e as pastorais. Nossa comunidade foi privilegiada com a pastoral da catequese, pois tínhamos grande participação das crianças. Nosso espaço era pequeno e os encontros da catequese eram realizados na escola Jacy de Assis. As comemorações eram sempre feitas com a participação das crianças, com apresentações, coroações e elas  ficavam sentadas em volta do altar. Nesta época surgiu o coralzinho de Santa Clara fundado pelo irmão Bessa (hoje Padre). A partir daí surgiu a idéia de reunir voluntários para auxiliar as crianças nas tarefas escolares. Em fevereiro de 2000 Bessa e Pe. Edoardo fundaram dentro da Comunidade São Francisco a Escolinha Cristina Cavanis (Hoje Centro Educacional Cristina Cavanis). Foi 1 ano de atividades realizadas com as crianças  que faziam suas tarefas escolares apoiadas nos bancos da igreja.

Novamente a Igreja ficou pequena e, em 2001, com a ajuda do Pe Edoardo, compramos um terreno na Rua soberania. Foi construído um barraco  onde começaram as celebrações e estamos até hoje unidos pela fé em um único Deus.

Foram muitas as pessoas que contribuíram para o crescimento e construção de Nossa Comunidade, pessoas que participaram do primeiro terço e estão na comunidade até hoje, pessoas que já se foram, outras que chegaram depois. Por isso achamos melhor não citar nomes visto que aos olhos de Deus todos têm o mesmo valor.

Horários da Comunidade São Francisco e Santa Clara

Santa missa aos domingos às 18h e as quintas férias as 19h30.

Aos sábados catequese as 09h as quintas 10h30.

E carisma aos domingos às 17h as 18h.

Endereço:

São Francisco – Rua Soberania, 220 – Bairro Aurora

Curso de Batismo:

Preparação de Batismo Para Pais e Padrinhos

SÃO FRANCISCO E STA. CLARA
PREPARAÇÃO: TERCEIRO SÁBADO DE CADA MÊS
HORÁRIO: DAS 15H:00 ÀS 18:00 H
RESPONSÁVEL: ÂNGELA INSCRIÇÕES: 3214 3291

BATIZADOS: 1º DOMINGO (MATRIZ) E 3º DOMINGO (Comunidades)
INSCRIÇÕES: SECRETARIA PAROQUIAL
APRESENTAR: CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA CRIANÇA, COMPROVANTE DE CURSO DOS PAIS E PADRINHOS
DEMAIS INFORMAÇÕES: ENDEREÇO, FONE, NATURALIDADE E OUTROS.

TAXA DE BATISMO: R$ 50,00 (REAIS) TRANSFERÊNCIA: R$ 5,00

Padrinho ou madrinha de Batismo :

Casados: Casados na Igreja católica Apostólica Romana, por coerência com o testemunho de vida que devem dar aos afilhados (cf. Cân.872.874, 3-4)

Solteiro(a): Ter no mínimo 16 anos, ter a primeira Eucaristia e ser crismado. (cf. Cân.873)
A função do padrinho e da madrinha de Batismo é de acompanhar a criança em sua vida espiritual. Bem como no aconselhamento dos pais e orientando-a para catequese. Seu primeiro compromisso é testemunhar a vida cristã.

Não casados: Se os pais não são casados, ao menos um dos padrinhos, seja casado na Igreja católica Apostólica Romana, por coerência com o testemunho de vida que devem dar aos afilhados (cf. Cân.872.874, 3-4).

Pessoa não católica: É permitido a uma pessoa não católica ser admitida só como testemunha do batismo, ao lado de um padrinho e uma madrinha católica (cf. Cân. 874,2).

Deixe uma resposta